Infância Latinoamericana 35. Democracias, Infâncias e direitos na América Latina
Editorial. Democracias, Infâncias e direitos na América Latina
Nomear a América Latina é nomear a região mais desigual do mundo, onde centenas de milhões de habitantes ainda não têm acesso aos direitos mais básicos garantidos pela humanidade. Paradoxalmente, os seus governos de natureza democrática respondem formalmente a esta característica, mas há mais de vinte anos depois do século XXI, estão longe de conseguir consolidar modelos democráticos que garantam o bem-estar das suas populações. As democracias latino-americanas pensadas como um conjunto de regras e procedimentos, desprovidos de sentido ético e conteúdo vinculado à justiça e/ou equidade, privam-se do objetivo de construir uma sociedade mais humana.
Conselho Editorial da Revista Infância Latinoamericana da Argentina
Tema. A árvore das avós. Infâncias, filiações e memória na Argentina
A questão da memória e sua transmissão à primeira infância está se expandindo e adquirindo, após quarenta anos de democracia ininterrupta, uma relevância crescente para toda a América Latina, especialmente na medida em que, com seus diferentes graus de dificuldade, avanços e retrocessos, as democracias latino-americanas vêm consolidando décadas de governos democráticos.
Luciano Roussy, Patricia Redondo
Tema. Em Manifesto. Genocídio do povo e crianças Yanomami
Meu nome é Luci Guidio, sou paulistana nascida aqui no extremo sul desta cidade de São Paulo quase Guarani. Sou professora da Escola Pública, pedagoga, freiriana por opção, membra do Fórum Paulista de Educação Infantil.
Luci Guidio
Entrevista. Marcia Ramos, Movimento de los Sin Tierra (MST)
Olá Márcia, conte-nos sobre sua história de militância no MST e o que o MST representa no Brasil e na América Latina?
Minha família desde o início lutou pela terra através do trabalho, de um lugar para morar. Sou filha de uma família camponesa. Sou do interior de São Paulo, de família pequena e quando meus pais procuravam um lugar para trabalhar na terra, ocorre a primeira ocupação de terra em 1984. Nessa época nasceu o MST junto com um movimento de luta pela terra, juntamente com a igreja e os sindicatos, com grande mobilização de famílias que viviam no campo, organizaram a primeira ocupação das terras. Foi em 1986 que minha família participou da terceira ocupação de terras do movimento.
Patricia Redondo, Alejandra Bianciotti, Daniela Sposato, Luciano Roussy
Hoje em dia, meninas e meninos, desde bebês, estão imersos em um mundo de imagens e jogos virtuais por meio de diversos dispositivos eletrônicos, e há cada vez menos ações lúdicas com seus corpos. A tecnologia nunca poderá substituir as interações vivenciadas com o ambiente e com outras pessoas, pois contribuem para a construção de referências afetivas e cognitivas.
Gracia Moya
Experiências. Plantamos Memória: uma ponte entre gerações
Durante los años 2020 y 2021 la educación, en todos sus niveles y modalidades, se vio mediada por las tecnologías. En la Argentina, como en otros países de Nuestra América y del mundo, el intento de seguir haciendo escuela aún sin presencialidad, hizo que se fueran construyendo progresivamente modos de enseñar y aprender lejos de los edificios escolares. En los institutos de formación docente esto presentó un doble desafío. Por un lado el diseño de intervenciones de enseñanza en aulas virtuales1 resultó para muchas y muchos docentes una práctica nueva o poco habitual. Por el otro, se ponía de manifiesto la necesidad de considerar especialmente las nuevas formas en que los niveles educativos obligatorios2 llevaban adelante sus propias acciones para seguir haciendo escuela cada día. Dialogar con esos modos, considerar en cada caso cómo aprenden las niñas y los niños en un territorio marcado por la desigualdad, y construir intervenciones en el marco del diseño de las políticas educativas nacionales y provinciales que iban ofreciendo orientaciones para la tarea en ese contexto, fue un reto en tiempos complejos.
Karina Pugliese, Yanina Rabbino, Rosario Rivarola, Isabel Ruiz, Margarita Botaya
Experiências. O território como direito, a voz da Infância Awá
Somos um grupo de seis educadores/as do centro educacional indígena Awá Calvi, pertencente ao distrito especial de Tumaco Nariño, e uma mãe comunitária,1 responsável pela educação de meninos e meninas na escola básica primária da organização da unidade indígena do povo Awà. (UNIPA). Temos a sorte de trabalhar neste território habitado por gente humilde, simples e trabalhadora que zela incansavelmente pela defesa do território ancestral. Uma população que desde a sua cosmogonia trabalha todos os dias pelos seus costumes, inkal Awà (povo da montanha), onde lutam pela sobrevivência em meio ao conflito armado e ao abandono do Estado.
Darwin Antonio Palacios Pai, Gerson German Garcés García, José Cristóbal García, Leidy Jimena Zabala Guanga, Libia Ceneida Arango Cuajiboy, Wilmer Buitrón Rosa Inés Zabala
Experiências. Participar do cotidiano da escola: A comanda, construindo a comunidade
A Fundação Pública Local Granada Educa conta com quatro Escolas Infantis que funcionam desde 1980. Desde a sua criação têm uma tarefa importante: partilhar com as famílias a educação e cuidado de meninos e meninas, dos quatro meses aos seis anos. Entendemos a educação como um processo de crescimento e aprendizagem entre crianças, famílias e profissionais; onde os três protagonistas participam da configuração do cotidiano da escola infantil.
Mercedes Blasi Vélez
Reflexões pedagógicas. Acendendo memórias
Síntese: A experiência Fogones de la Memoria é uma proposta de um Coletivo de educadores/as infantis uruguaios/as que tem como principais objetivos contribuir para a construção da memória e dos direitos humanos com as infâncias e por meio de linguagens diversas que lhes são próprias
Coletivo Fogones de la Memoria
História da educação. A constituição e os desafio da construção social dos direitos das crianças
A concepção da criança como sujeito de direitos desde o nascimento alcançou grande visibilidade nas sociedades contemporâneas, apesar de paradoxalmente as mesmas sofrerem altos índices de violência física e simbólica. Os direitos humanos, assim como os direitos das crianças, não são da ordem da natureza, mas da ordem social e política e foram concebidos em determinado momento histórico para agenciar novas práticas de vida que passassem a considerar uma disposição sensível sobre o que não era “mais aceitável” na convivência comunitária.
Sandra Regina Simonis Richter, Maria Carmen Silveira Barbosa
As 100 linguagens da infância. P´ijil ololetik (meninas sábias e meninos sábios)
“El Melel” é a forma como as meninas, meninos e adolescentes que trabalham vendendo artesanato, brinquedos ou comida na Praça Catedral nos nomeiam e o espaço onde se compartilham brincadeiras, pinturas, leituras, risos, trabalhos colaborativos, sonhos e medos, o lugar onde refletimos sobre as questões que lhes dizem respeito, como os seus direitos, identidade, território, trabalho digno, violência, família, escola ou alimentação.
Ricardo Alejandro Bautista