Irene Balaguer e o “Diari d’Educació”

Irene Balaguer, professora de educação infantil e presidente da Associação de Professores Rosa Sensat por nove anos (2006-2015). Este diário também deve muito a ela. Seu apoio quando isso era apenas uma ideia foi decisivo.

Em meados de 2012, um grupo de jornalistas decidiu criar uma Fundação que teria, entre outros, o objetivo de publicar El Diario de la Educación (O Diário da Educação). Queríamos ser úteis a uma comunidade que estava na linha de frente na defesa de um direito fundamental, o da educação universal. E queríamos contar com o conselho e o envolvimento de entidades que há muitos anos lutavam pelos mesmos valores que agora queríamos defender.

A quem primeiro fomos explicar o projeto foi à Associação de Professores Rosa Sensat. Nos reunimos com Irene Balaguer, ela acolheu a nossa iniciativa com grande interesse. Na conversa, lembro-me, falamos sobre a necessidade de superar o desânimo causado pelos cortes e unir forças para recuperar o entusiasmo, para renovar projetos … para fazer o que aconteceu depois: a primavera que viveu, e vive, a educação na Catalunha. Olhando com perspectiva, aquela conversa foi decisiva para levar o projeto adiante, para saber que estávamos no caminho certo e com a melhor companhia.

Um ano depois daquela conversa, tínhamos El Diario de la Educación pronto e Irene se envolveu em tudo o que lhe pedimos: aceitou fazer parte do nosso conselho consultivo, deixou-se gravar para o vídeo promocional do jornal e também pensamos com ela como seria o ato de apresentação, no dia 4 de dezembro de 2013 nos cinemas Girona. Queríamos que o evento fosse uma homenagem aos professores e exibimos o documentário El retratista (O retratista), que reconstrói a história de Antoni Benaiges, o professor que aplicou a pedagogia Freinet na escola Buñuelos de Bureba (Burgos) e foi fuzilado pelos franquistas.

Após a exibição, além dos responsáveis ​​pelo documentário, intervieram a presidente da Associação de Professores Rosa Sensat e Josep Fontana. Irene Balaguer incentivou todos os professores – a plateia do cinema estava cheia deles – a se associarem às associações e assembleias de professores nas suas localidades, a fazer como Benaiges, que se reunia com colegas em encontros informais para compartilhar experiências pedagógicas e debater sobre projetos e metodologias.

Josep Fontana lembrou que “o professor tem que ensinar a pensar, a não acreditar em nada a princípio, a exercitar a razão. A dar as ferramentas para que os alunos aprendam a raciocinar”. Irene Balaguer assentiu. Porque pensamento crítico e esforço compartilhado, as duas ideias daquele primeiro ato de El Diario de la Educación, fazem parte da obra de sua vida. Os artigos escritos pelo Blog Rosa Sensat há quatro anos refletem a firmeza com que colocou, antes de tudo e de todos, o direito das crianças à melhor educação.

No verão de 2015, a amizade do jornal com Rosa Sensat subiu mais um grau. A partir desse ano colaboramos com a preparação de El Diario de la Escuela de Verano, que até então era feito em papel, e que desde então (já foram quatro edições) fazemos em digital. Na ocasião, Pablo Rodríguez fez uma entrevista conjunta, que foi publicada em vídeo e por escrito, com os três pilares da associação: Irene Balaguer (presidenta), Francina Martí (secretária e hoje presidenta) e María Vinuesa (tesoureira). A entidade estava então comemorando seus 50 anos e ao final da conversa Pau perguntou a elas como imaginam que será quando chegar o centenário. E esta pergunta Irene respondeu:

“As questões de fundo podem permanecer as mesmas. Delors levantou os quatro pilares de uma educação para o século 21: aprender a saber, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Bem, é isso. Mudam os instrumentos e os espaços – espero! -, mas o essencial não se perderá. As mudanças que viverão quem chegar aos 100 anos de Rosa Sensat serão fantásticas, e não devemos ser dogmáticos, devemos estar abertos e ver o que é fundamental para que as pessoas possam pensar por si mesmas e sejam livres.

Mas em um dia como hoje vale a pena rever toda aquela entrevista.

El Diari de l’Educació (JOSEP CARLES RIUS 30.12.2018)

Relacionats

Subscriu-te al nostre butlletí!
Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues
Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!

Subscriu-te al nostre butlletí!

Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues

Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!