Infância Latinoamericana. Num. 29. Primeira Infância e Pandemia: desafios e aprendizagens (1)
Editorial. Primeira Infância e Pandemia: Aprendizagem e desafios (1)
A pandemia do coronavírus, que atingiu o mundo nos últimos meses, constitui não só uma crise de saúde, mas também e de forma relevante, uma crise social e humanitária. A desigualdade pré-existente à COVID 19 encontrou uma América Latina impactada por quarenta anos de implementação das políticas do modelo neoliberal.
Conselhos Editoriais da Revista Infancia Latinoamericana México, Uruguay y Colombia
Tema. Aprendizados em tempos de pandemia
Cenário atual
Em outubro de 2019, ocorreu uma explosão social no Chile, e o marco que a iniciou foi o aumento da passagem do Metrô de Santiago, rejeitado primeiro pelos estudantes; somando-se de pronto, diversos movimentos sociais. Esse fato transcende os partidos políticos e classes sociais e suscita um profundo descontentamento com o modelo socioeconômico neoliberal que tem levado o país a enormes desigualdades sociais e econômicas, e a um alto custo de vida. Além dessas ações judiciais, as ações judiciais por abusos de poder, casos de corrupção, conluio em bens essenciais, aumento do desemprego, precarização do trabalho e sistema de previdência que deixa milhares de aposentados na pobreza, entre outros.
Conselho Editorial do Chile da Revista Infancia Latinoamericana
Tema. Recuperar a esperança em tempos de pandemia
Novembro de 2020
Quando o primeiro caso de Covid 19 foi registrado no México, em 28 de fevereiro de 2020, os efeitos da doença nas crianças pequenas foram ignorados. Agora, depois de nove meses, sabe-se que também pode afetá-los gravemente, principalmente se tiverem condições vulneráveis como desnutrição, obesidade ou doenças crônicas1. Infelizmente, segundo dados oficiais, desde 13 de abril, quando foi registrada a primeira morte de uma menina de dois anos,2 e até 13 de julho de 2020, 125 crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos foram infectados e morreram em nosso país.3 Das crianças e adolescentes que adoeceram, 2.054 tinham entre 0 e 5 anos – 28 em 100 – e 73 dos que morreram eram desta mesma fixa de idade. Isso é mais da metade e embora a mortalidade tenha sido maior entre os mais jovens, 31 crianças menores de 1 ano e 27 de 1 ano morreram no período: 5 e 6% em relação ao número de pacientes confirmados até aquela data para cada segmento de idade.
María Cecilia Oviedo Mendiola, Norma Castillo, René Sánchez, Jennifer Haza
Cultura e expressão. Educação e Arquitetura: essências de uma utopia
Sabem onde eu descobri uma das escolas mais bonitas que já conheci?
Foi em uma pequena aldeia no sul do Mali, à sombra de uma mangueira. Era ali que se reuniam meninos e meninas, vindos de diferentes povoados, a pé ou de bicicleta, sozinhos ou acompanhados por aqueles amigos que encontravam no caminho para a escola…
Mireia López Martínez, Xavi Rodríguez Soriano
Experiências. Diário de uma professora rural em tempos de pandemia
De repente, nos encontramos imersxs em um cenário totalmente diferente do que estávamos acostumadxs2. Enfrentamos uma pandemia que nos impediu de nos encontrarmos novamente em sala. Apesar de na escola rural notarmos várias adversidades e problemas, este foi o maior até agora.
Alejandra Bianciotti, Daniela Sposato
No Peru, como no resto do mundo, devido à pandemia do coronavírus, são ministradas aulas virtuais em todos os níveis educacionais. Este também é o caso da educação infantil, principalmente dos 3 aos 5 anos de idade. Portanto, é interessante refletir sobre as experiências que algumas professoras vêm vivenciando com as meninas e os meninos dessas idades. Para desenvolver essa reflexão, pedimos a alguns (mas) docentes de escolas urbanas e rurais que compartilhassem suas opiniões sobre as dificuldades que enfrentam no trabalho virtual e no processo de adaptação dos e das estudantes.
Patricia Vergara Bao, Vanessa Sánchez Jiménez
Experiências. Experiências com nossos meninos e meninas em tempos de Pandemia
De um dia para o outro, o mundo mudou. 2020 trouxe consigo um inimigo invisível que modificou completamente todas as nossas atividades. Sair era perigoso e nossa casa tornou-se um espaço seguro no qual todas as atividades diárias seriam concentradas.
Dr. Miguel Palacios Varas, Vanessa Sánchez Jiménez
Reflexões pedagógicas. Mergulhar na incerteza
“Essa é a variável que temos ignorado por muito tempo, talvez porque o amor nos assuste, já que é a única energia do universo que o ser humano não aprendeu a manejar à sua vontade”
Albert Einstein
Maestra Karen Rijo
Gloria Fuertes nasceu há mais de cem anos e queremos recordar a sua obra e, principalmente, a sua contribuição literária para as crianças pequenas.
Conselho Editorial da Revista Infancia de Madrid
As 100 linguagens. É tudo verdade?
“La escuela es, sobre todo, gente.
Gente que trabaja, que estudia,
que se alegra, se conoce, se aprecia.”
(Paulo Freire)
Priscila Basílio